Sobre Via Ponte

Sobre o Espaço Via Ponte

Quem Somos

O Espaço Via Ponte é uma empresa voltada para o trabalho pedagógico e de profissionalização das pessoas portadoras de necessidades especiais.


Foi fundada com o objetivo inicial de atender crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, inseridas na rede regular de ensino. Esse objetivo evoluiu posteriormente para o desenvolvimento de programas educacionais e terapêuticos que contemplassem as demandas das pessoas portadoras de necessidades especiais.


Atualmente, o Espaço Via Ponte oferece programas que atendem as necessidades educacionais e funcionais de alunos que não estão inseridos em programas de inclusão escolar, pessoas que optaram por essa proposta ou que apresentam maior grau de dificuldade para acompanhar as rotinas e demandas escolares inclusivas. Além desses serviços a instituição desenvolve programas de profissionalização e inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho.


O trabalho do Espaço Via Ponte tem como ponto de partida o indivíduo, suas dificuldades, suas necessidades e seu crescimento. Por entender que o ser humano é essencialmente social, todos os seus espaços têm por objetivo maior a integração social de maneira franca e natural. Figura ainda entre os seus objetivos a inserção e acompanhamento de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho e o assessoramento às empresas que incorporam essas pessoas nos seus quadros funcionais.

Nossa História

A criação do Espaço Via Ponte, em 1990, foi a concretização do sonho da Professora da UFBA, Maria Lúcia Pedreira de Cerqueira Juliano, que, na sua vivência prática, idealizou um lugar onde crianças, adolescentes e adultos com demandas acadêmicas, sociais e profissionais pudessem se encontrar, descobrir e desenvolver seu potencial bem como exercer funcionalmente o seu aprendizado. O local deveria também proporcionar alegria, socialização a essas pessoas e também atendimento clínico nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Musicoterapia e Terapia Ocupacional.

O Espaço Via ponte funciona sob a direção de Lúcia Juliano, administrador Flávio Pedreira, e pedagoga Mariana Pedreira.

A instituição tem contado, ao longo desse tempo, com uma equipe dinâmica de profissionais de diferentes áreas que se identificam com a causa. Apesar de todos os obstáculos, o Espaço Via Ponte vem se mantendo firme na sua proposta.

Nossa Estrutura

A matriz do Espaço Via Ponte tem sede no Bairro de Piatã, à Rua Deraldo Mota, s/n, lotes 24/25, Jardim Jaguaribe, CEP 41651-050,Tel.: (71) 3367-9236 e 8840-9236. A sede possui salas, refeitório, laboratório de informática, piscina, campo de futebol, quadra, salão, horta e espaço para atendimento clínico, tudo numa área de 2.000 m2.

Em parceria com a ONG Associação Mão Amiga, há o Centro Profissionalizante na rua Oito de Dezembro, nº 78, CEP 40150-000 Tel. (71) 3267-0368- Graça.

A proposta da ONG AMAM, parceira da Via Ponte, é capacitar os alunos que estão aptos a iniciarem um treinamento profissionalizante, oferecendo oficinas e cursos para posteriormente serem inseridos no mercado de trabalho formal.

A ONG oferece oficinas específicas na área de gráfica, reciclagem, aulas de dança clássica e contemporânea, dança circular, teatro, fotografia, culinária para os assistidos e alunos, aulas de informática, música, atendimentos clínicos.

Nossa Equipe

É composta por 70 funcionários, todos eles engajados com a nossa causa mestra: fazer o mais felizes possível aqueles que, por opção, passaram a fazer parte do Espaço Via Ponte.

O quadro é formado por cuidadores, técnico de enfermagem, técnico em informática, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, músico, psicomotricista, educadores físicos, oficineiros/artesões.

A equipe interdisciplinar funciona em nível institucional e também clínico. Em ambos os casos procura-se estabelecer uma harmonia e parceria entre os interesses do aluno, da família, da instituição e da clínica, sendo que o maior objetivo é o atendimento pleno da pessoa portadora de necessidades especiais. O trabalho de orientação familiar tem grande relevância e prioridade.

São metas da instituição a orientação familiar e a capacitação anual processual dos profissionais.


Galeria de Fotos Via Ponte

fotos

Lindas baianas!Religiosidade -  OrixásReligiosidade - OrixásSalvador!Luigi e Wendel (personagem de Capitões de Areia - Jorge Amado)Nossas baianas Verena Coelho e Luisa AmaralCristiane e Daniela interpretando Teresa Batista (personagem de Jorge Amado)Os educandos representando a chegada dos turistas em Salvador.

ARTIGOS

  • Homenagens O nosso Festival foi marcado por homenagens. Confiram:
  • Matrículas 2016 Um lugar especial para Pessoas Especiais
  • Agradecimentos XII Festival de Arte do Espaço Via Ponte e Associação...